Raíces de América - Raíze de América

Comemoração dos 10 anos

Teatro de Goiânia
(comemoração dos 10 anos)

Dez Anos Nunca a musicalidade latina esteve tão em alta. Até a toda poderosa Europa e o não menos potente Estados Unidos se curvaram à música até então restrita a limites geográficos que não permitiam vôos mais altos, público mais amplo.

Resistindo em mostrar essa musicalidade desde 1979, o "raíces de América" incorpora exatamente esta latinidade hoje avidamente buscada por astros e por platéias dos quatros continentes.Formado por brasileiros, chilenos e argentinos, o Grupo acaba sendo um retrato fiel da mais autêntica expressão musical da emotiva latinidade.

Incorporando elementos como o folclore, a fusão de gêneros e estilos e interpretações bem peculiares, o "Raíces de América" consegue, com seu trabalho sério e consistente, atingir em cheio milhares de pessoas que nunca se cansam de vê-los em ação, principalmente através de seus concorridos shows.

Não é sem razão, portanto, que o público do Grupo vem se ampliando de espetáculo a espetáculo.Não apenas no território brasileiro, mas também em outras paragens além-mar. A forte acentuação latina da música mostrada pelo "Raíces" não quer dizer, porém, que o grupo esteja desligado do mundo atual.

Sua contemporaneidade está evidente em um repertório que mescla manifestações de vários povos em várias épocas. Assim, no mesmo tempo em que revive de maneira emocionante a Linda "Volver a Los 17", ataca de "Cio da Terra" ou dá um banho de leitura na forte "Rosa de Hiroshima". Enfim, o "Raíces" é a resultante do sentimento de uma América Latina paradoxal, onde paz convive com guerra, onde o bem - infelizmente em dose menores - está ao lado do mal, onde a corrupção, a riqueza de uns contrastam com a franciscana pobreza da maioria.

Uma viagem musical é o que sempre acontece quando os brasileiros, chilenos e argentinos do "Raíces de América" ocupam um palco para um espetáculo onde, com certeza, nunca falta emoção e sempre sobra talento. Embarcar nessa aeronave é mais que uma distração: é o mais puro prazer de sentir o sangue correr quente nas veias e fazer bater mais forte o coração. Latinamente!

José Sebastião Pinheiro

"Amazônia"